sexta-feira, 29 de julho de 2011

"Tipos de Educadores "

                                               Educadores

Na docência,a comunicação é fundamental para o ensino e aprendizagem.
O sucesso profissional depende da comunicação bem feita,
O educador tímido tem grande dificuldade em se expressar Os medos e inseguranças fazem com que o professor deixe as vezes até mesmo de utilizar recursos,como sala de informática e outros ,por receio e timidez,sendo negativa tal conduta.
Os educadores, que ainda se acham inseguros, precisam aprender mais para se sentirem confiantes quando junto dos educandos,buscando novos conhecimentos de forma positiva.Falar em público incluim-se situações que mais geram ansiedade,nervosismo,medo e inibições.O comunicador sente-se como se estivesse nu,perante o público,porque está exposto á avaliação constante.O medo só pode ser vencido de  modo ,ousando falar.Considerando que falar em público é promover a interação humana e o entendimento da platéia através de informações transmitidas com harmonia por meio de palavras, atos e gestos.Acreditamos que para ser um bom professor é necessário acreditar que comunicação é sinônimo de troca e compreensão e não de concordância, o que pressupõe um preparo nesta área.
Devemos lembrar que, desde o nascimento, as pessoas possuem capacidade de comunicação, pois é através dela que as interações com o mundo são estabelecidas,
Entretanto, falar em público é uma tarefa difícil, pois a insegurança, a ansiedade e o medo muitas vezes estão presentes.
Há também outros tipos de professores, o egocêntrico é o que  se acha mais que todos,o que pensa que é mais sábio que todos seus colegas.Aquele considerado o super-herói,mas por ele mesmo.
O educador erudito é o que fala difícil,não tem uma linguagem acessiva aos alunos,cita diversos autores,como exemplo.Emprega muito palavras de difícil acesso
 aos alunos.Não admite ser contrariado,ou que os alunos façam contestações.
O professor hipnotizador é aquele que fala de forma muito pausada,tanto que o público para quem fala ,já sabe até a conclusão.
O professor modesto é aquele se inferioriza,e esta sempre se desculpando por ter tomado tempo das outras pessoas.
O professor verborrágio é aquele que fala sem parar.Pois considera suas idéias ser as mais interessantes.E ao mesmo tempo é inseguro,pois pergunta sempre se esta sendo bem claro ,ou se os alunos estão lhe compreendendo.
O educador desesperado é aquele que é pouco objetivo,suas idéias são confusas,
topa qualquer desafio,mesmo sem antes se preparar.Seus materiais de trabalho geralmente poluem o ambiente,pois são pilhas de livros ou outros recursos dos quais utiliza, causa até intranqüilidade para quem o assiste.
O professor espalhafatoso é super vaidoso,está sempre se arrumando,utiliza o vidro da sala como um espelho.Tudo nele é excessivo.O professor fera -enjaulada é aquele que anda de um lado para outro sem parar.Seu olhar é cínico,seus gestos secos.O corpo parece explodir de tensão. È muito tênue o que fazemos em aula para facilitar a aceitação ou provocar a rejeição. É um conjunto de intenções, gestos, palavras, ações que são traduzidos pelos alunos como positivos ou negativos, que facilitam a interação, o desejo de participar de um processo grupal de aprendizagem, de uma aventura pedagógica (desejo de aprender) ou, pelo contrário, levantam barreiras, desconfianças, que desmobilizam.,todo o ser humano possui pontos negativos e positivos.
O sucesso pedagógico depende também da capacidade de expressar competência intelectual,de mostrar que conhecemos de forma pessoal, determinadas áreas do saber, que as relacionamos com os interesses dos alunos, que podemos aproximar a teoria da prática e a vivência da reflexão teórica.
A coerência entre o que o professor fala e o que faz, na vida é um fator importante para o sucesso pedagógico. Se um professor une a competência intelectual, a emocional , a ética causa um profundo impacto nos alunos. Estes estão muito atentos à pessoa do professor, não somente ao que fala. A pessoa fala mais que as palavras.
As técnicas de comunicação também são importantes para o sucesso do professor. Um professor que fala bem, que conta histórias interessantes, que tem feeling para sentir o estado de ânimo da classe, que se adapta às circunstâncias, que sabe jogar com as metáforas, o humor, que usa as tecnologias adequadamente, sem dúvida consegue bons resultados com os alunos. Os alunos esperam  um professor que os surpreenda , que traga novidades, que varie suas técnicas e métodos de organizar o processo de ensino-aprendizagem.
Ensinar sempre será complicado pela distância profunda que existe entre adultos e jovens. Por outro lado, essa distância nos torna interessantes, justamente porque somos diferentes. Podemos aproveitar a curiosidade que suscita encontrar uma pessoa com mais experiência, realizações e fracassos. Um dos caminhos de aproximação ao aluno é pela comunicação pessoal de vivências, histórias, situações que o aluno ainda não conhece em profundidade. Outro é o da comunicação afetiva, da aproximação pelo gostar, pela aceitação do outro como ele é e encontrar o que nos une, o que nos identifica, o que temos em comum.
Um professor que se mostra competente e humano, afetivo, compreensivo, atrai os alunos. Não é a tecnologia que resolve esse distanciamento, mas pode ser um caminho para a aproximação mais rápida: valorizar a rapidez, a facilidade com que crianças e jovens se expressam tecnologicamente ajuda a motivar os alunos, a que queiram se envolver mais..O educador não precisa ser “perfeito” para ser um bom profissional. Fará um grande trabalho na medida em que se apresente da forma mais próxima ao que ele é naquele momento, que se “revele” sem máscaras,Quando se mostre como alguém que está atento a evoluir, a aprender, a ensinar e a aprender.
O bom educador é um otimista, sem ser ‘ingênuo”. Consegue “despertar”, estimular, incentivar as melhores qualidades de cada pessoa. Para que a aprendizagem realmente aconteça é preciso que tenhamos professores qualificados,capazes de fazer do espaço sala de aula,um espaço de construção do conhecimento.
O ambiente da sala de aula não pode ser limitador,o aluno precisa ter a oportunidade de interagir com o meio,e essa interação precisa ser cada vez mais enriquecedora,fazendo com que o aluno tenha liberdade de expressão.O professor é o mediador desse processo,propondo atividades desafiadoras e não desmotivadoras.
Para que isso aconteça é o objetivo do ensino propiciar oportunidades para que aconteçam mudanças que desencadeiem desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Quando mobilizamos conhecimentos, valores e atitudes, agindo de modo pertinente na resolução de situações problemas, temos o que chamamos de competência. Quando tomamos decisão para a resolução de problemas, muitas vezes lançamos mão da improvisação e da criatividade associadas à experiência.
Hoje em dia nós não devemos apenas aprender o básico,o educador precisa ir em busca de coisas novas,mas devemos sobretudo além de aprender, mobilizar esse conhecimento para resolver problemas .
 Atualmente a sabedoria de quem ensina é enfocada na elaboração de programas com observação das práticas sociais, identificando situações com as quais os seus alunos serão confrontados. Devemos saber desenvolver estratégias para resolver conflitos, saber cooperar, saber conviver a fim de interagir na diversidade cultural.
Dentro de um processo de escolarização, há necessidade além da construção e reconstrução dos saberes, que se pretenda ao desenvolver competências e habilidades, dedicar tempo para colocá-las em prática.
Os educandos constroem saberes,, mas não conseguem mobilizar o conhecimento para aplicá-los em situações do dia a dia.
O cenário educacional ainda está distante de ser aquele nos qual acreditamos ser o ideal para o educando,no qual haja ações nas quais possibilitem os alunos a enfrentarem os desafios,a resolver conflitos.,desenvolver seu pensamento.
Ainda encontra-se salas de aulas,aonde o aluno tem receio em se expressar,os professores que perguntam,mas são perguntas que ainda tem a respostas prontas,são de repetição de conteúdos.A maioria das ações propostas são desprovidas de significado para os alunos,gerando desinteresse pelo estudo,ainda a escola precisa aprender a desafiar o aluno a pensar.
A tarefa do educador , todos os dias, de qualquer modo, de todos os jeitos,é  formar o jovem para ser sujeito, protagonista da sua história. Educar o jovem cidadão para ser melhor como gente, desenvolver sua humanidade, sua espiritualidade formando-o para participar ativamente do processo de transformação social.

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