sexta-feira, 29 de julho de 2011

"Rotinas na Educação Infantil"

Quando a criança chega até as escolas de educação infantil, ela vem carregada de significados,desejos e frustrações da sua família e de seu grupo social.
Precisamos preparar o espaço e a equipe para acolhermos de modo significativo essas crianças. Após a sua inserção vamos gradualmente adaptando-a na rotina da escola e do grupo.
Quando os pais procuram a escola para compartilhar o cuidado dos seus filhos, trazem consigo algumas angústias e inquietações e também, muitas expectativas .A segurança emocional da criança e a possibilidade de estar preparada para estabelecer relações com outras pessoas e objetos é fundamental para o seu desenvolvimento.
As rotinas norteiam as ações do cotidiano infantil, tanto no trabalho dos professores como na organização dos espaços e das vivências com as crianças.
A rotina deve ser considerada como um instrumento de dinamização da aprendizagem, facilitador das percepções infantis sobre  o tempo e o espaço,uma rotina clara e compreensível para os alunos,é um fator de segurança. A rotina pode orientar as ações das crianças,assim como os professores,possibilitando a antecipação das situações que irão acontecer.,os professores se sentem confiantes,pois organizam em torno das atividades e conseguem desenvolver um trabalho rico e significativo,através de ações planejadas e pensadas para o bom aproveitamento do grupo.
Muitos fazeres enaltecem as rotinas na educação infantil e criam possibilidades de cuidado e aprendizagem.
È de suma importância que a criança se sinta acolhida,quando ela já está adaptada a rotina da escola começa a se envolver ativamente com o grupo,descobrindo assim seus limittes e possibilidades do dia á dia no espaço da educação infantil.
Segundo a autora do livro; Por amor e por força Rotinas da educação infantil, Maria Carmem Silveira Barbosa,a rotina é analisada como um instrumento de controle do tempo,do espaço, das atividades,dos materiais,com a função de padronizar e regulamentar a vida dos adultos e crianças na escola.è preciso sair da visão adultocêntrica,de quem sabe o que é melhor para as crianças,e estabelecer relações pautadas pela idéia de que se está permanentemente sendo  reconstruído para meios das práticas de vida.
Na turma  do maternal III ,da Professora Fernanda tem 10 alunos, (5 meninos e 5 meninas), idades entre 4 a 5 anos. A sala é ampla, bem ventilada, bem organizada ,com brinquedos e materiais pedagógicos de acordo com a idade.
Cada aluno possui uma caixa forrada, identificada com seu nome,com seus materiais,e uma caixa de brinquedos diversos coletiva.
Jogos pedagógicos diversos, de acordo com a faixa etária, livros pedagógicos bem selecionados,sala enfeitada e convidativa a passar horas agradáveis.
A rotina semanal pode ser dividida  da seguinte forma:
1)           Acolhida das crianças
2)           Rodinha da novidade
3)           Chamada
4)           Calendário e relógio do tempo]
5)           Ajudante do dia
6)           Atividade dirigida ( recorte,colagem,massa de modelar,pintura,etc...)
7)           Recreação
8)           Música
9)           Contação de história
10)         Higiene
11)        Lanche
12)        Teatro
13)         Avaliação das atividades. Arrumação e limpeza da sala,com o auxilio do ajudante do dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário