sexta-feira, 29 de julho de 2011

"Os Contos de Fada no Imaginário Infantil"

As fábulas, lendas e contos de fada, quando lidos, continuam a encantar crianças e adultos, textos que resgatam o pouco da magia que ficou em suas lembranças dos tempos em que seus pais sentavam com eles na sala, no quarto ou na varanda para contar as histórias mais fantásticas de belas princesas e de reinos distantes. Quando lemos contos de fadas para as crianças, certamente estamos ajudando-as a recuperar partes de uma infância que se perdeu num tempo em que usavam a linguagem de seus sonhos para conversar com fadas e enfrentar gigantes. Através das histórias lidas pelas próprias crianças ou contadas pelo professor, é possível que elas experimentem estados afetivos diferentes daqueles que a vida real pode lhes proporcionar. Assim, a presença da Literatura infantil na escola e no lar representa um estímulo forte à aprendizagem da leitura. Adquirindo o gosto pela leitura a criança passará a escrever melhor e terá um repertório amplo de informações e poderá produzir um livrinho de histórias, ilustrados e contados por todas as crianças da sala. . A história deve entretê-la e despertar sua curiosidade, estimular sua imaginação, ajudá-la a desenvolver seu intelecto e a tornar claras suas emoções, estar harmonizada com suas ansiedades e aspirações, reconhecer plenamente suas dificuldades e ao mesmo tempo sugerir soluções para os problemas que a perturbam. Deve, de uma só vez, relacionar-se com todos os aspectos de sua personalidade, sem menosprezar a criança, buscando dar crédito a seus procedimentos e promovendo a confiança nela mesma e no seu futuro.
Sob esses aspectos, nada é tão enriquecedor para adultos e crianças que os contos de fadas.
Através dos contos de fadas pode-se aprender mais sobre os problemas interiores dos seres humanos e sobre as soluções corretas para suas atitudes em qualquer sociedade. Pode-se também, levar à uma educação moral, que conduza às vantagens do comportamento moral, não através de conceitos éticos, abstratos, mas daquilo que lhe parece correto e portanto, significativo.
Um bom conto de fada apresenta as seguintes facetas: fantasia, recuperação, escape e consolo. Recuperação de um desespero profundo, escape de algum grande perigo, mas acima de tudo, consolo, através do final feliz, que é fundamental em qualquer conto de fadas, pois causa emoção e alívio ao coração. Sem essas facetas, a criança, depois de ouvir a estória , se sentiria sem nenhuma esperança verdadeira de se desvencilhar dos desesperos de sua vida.
No conto de fadas tradicional, o herói é recompensado e a pessoa malvada recebe sua sorte bem merecida e assim satisfaz a necessidade profunda que a criança sente de que prevaleça a justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário